Vila - Do tempo e do seu desenho

ir para conteudo

Teresa Jardim

Teresa_Jardim

Breve nota curricular

Teresa Jardim (Teresa M. G. Jardim) nasceu no Funchal em Abril de 1960. É Licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projectação Gráfica - ISAPM e ISAD/Universidade da Madeira. Exerce funções docentes desde 1978/79; lecciona ao Curso de Artes Visuais (Desenho e Oficina de Artes), na Escola Secundária Francisco Franco.

Desenvolveu curadoria independente e diversas parcerias curatoriais das quais destaca: com José Júlio C. Fernandes, em 1987, a I Mostra da Circul´Arte (adentro da MARCA Madeira), abrindo espaço a criadores emergentes; a participação de artistas da Madeira (Galeria da Circul´Arte), no Fórum de Arte Contemporânea, em Lisboa; com Gilberta Caires (pela DRC), a exposição colectiva Ao Largo das Ilhas, na Galeria Arco 8, em Ponta Delgada, Açores.

Desde 1976, participa em mostras colectivas (mais de meia centena), com desenho, pintura, fotografia, instalação, performance e intervenções de arte pública. No recurso a múltiplos média, vem realizando dinâmicas em “campo expandido”, onde é frequente o recurso à poesia na sua vocação visuo-plástica. Das exposições individuais, destaca: 1984 – porque te amo, Galeria ISAD; 1997 - Jogos de Adivinhação, Galeria da SRTC; 2001 - eu vivo aqui, Galeria da SRTC; 2011 - Alguns poemas dispersos e uma parede só para mim, Museu de Arte Contemporânea do Funchal; 2019 – este poema, Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

Em poesia, publicou os livros Anjos de Areia (DRC,1993) e Jogos Radicais, (Assírio e Alvim, 2010). Desde os anos 80 do séc. XX vem participando em revistas e colectâneas de poesia.